Pós-Graduação

O Projeto Pedagógico do Curso de pós-graduação em Linguagem e Práticas Sociais foi aprovado por meio da Resolução nº 60/2018 do Conselho Superior do Instituto Federal de Pernambuco em 28 de dezembro de 2018.

Denominação:

  • Especialização em Linguagem e Práticas Sociais

 

Modalidade:

 

Área de conhecimento:

  • Linguística, Letras e Artes (Código 80000002 – Capes)

 

Forma de oferta:

  • Presencial

 

Local de oferta:

 

Número de vagas por turma:

 

Carga horária total:

  • 420 horas

 

Duração:

  • 18 meses (um ano e meio)

 

Periodicidade de oferta:

  • Bianual

 

Turnos de funcionamento:

  • Dois turnos integrais (manhã e tarde), três sábados por mês

 

Forma de acesso:

  • Processo seletivo, a ser realizado por meio de edital específico

 

Requisitos para inscrição e matrícula:

  • Diploma de graduação em qualquer área do conhecimento ou documento equivalente

 

Início do Curso:

  • 2019.2 (Turma I)

 

Habilitação/Certificação:

  • Ao término do curso, o estudante receberá certificado de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu, obtendo o título de Especialista em Linguagem e Práticas Sociais.

 

Projeto Pedagógico

 

Clique AQUI para ter acesso ao Projeto Pedagógico do curso. Os componentes curriculares do curso bem como ementas, bibliografia e programas podem ser visualizados em detalhes neste documento.

Alternativamente, você pode ver cada componente curricular em separado na lista a seguir.

**Observe que o código da disciplina não implica a ordem de oferta. Veja o calendário acadêmico de cada semestre letivo nos posts do site.

 

LPS01

Leitura: Aspectos e Abordagens

Leitura como prática social. Estratégias cognitivas e metacognitivas da leitura. Habilidades linguísticas constitutivas do processo de leitura. Processamento textual e produção de sentidos.

Pasta Compartilhada – Materiais


LPS02

Fundamentos Teóricos da Linguagem

Estudo dos fundamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos da linguagem e suas abordagens científicas. As concepções de linguagem. Objetos de estudo da linguística: língua, linguagem, texto e discurso como objetos de estudo.

Pasta Compartilhada – Materiais


LPS03

Língua e Cultura

Estudo das relações entre língua e cultura, no que diz respeito à construção de identidades nacionais e regionais, partindo da formação histórica da Língua Brasileira de Sinais (Libras), da língua espanhola e da língua inglesa para suas respectivas particularidades.

Pasta CompartilhadaMateriais*

*Ministrada em 2022.1 pelo docente André Padilha


LPS04

Teoria e Análise de Texto

Discussão sobre as principais perspectivas na abordagem do texto/discurso. Reflexão sobre as relações entre texto e contexto. Estudo dos principais mecanismos e estratégias textual-discursivos de produção de efeitos de sentido. Coesão, coerência e referenciação.

Pasta Compartilhada – Materiais


LPS05

Estudos da Argumentação

Linguagem e argumentação. Perspectiva da argumentação na Nova Retórica. Figuras de retórica. Abordagem da argumentação na língua. Identificação e análise de processos argumentativos em diferentes gêneros textuais. Leitura, análise e produção de gêneros argumentativos.

Pasta Compartilhada – Materiais


LPS06

Gêneros Textuais/Discursivos

Panorama das abordagens teórico-metodológicas sobre gêneros textuais/discursivos. Discussão sobre conceitos de gênero. Gêneros e interação social em múltiplos contextos. A pesquisa sobre gêneros no contexto brasileiro. Leitura, análise e produção de gêneros textuais/discursivos.

Pasta Compartilhada – Materiais


LPS07

Discurso e Práticas Sociais

Linguagem como prática discursiva. Princípios de análise dos discursos. Estudo de práticas discursivas. Discurso e Contexto. Práticas discursivas e sociais. Formação ideológica e Formação Discursiva. Sujeito, Sentido, Memória e Interdiscurso. Autor/autoria.

Pasta Compartilhada – Materiais


LPS08

Leitura Literária

Contribuições teóricas acerca da leitura literária. Estratégias de leitura embasadas em artifícios linguísticos inscritos no texto. A participação do leitor na construção de sentidos para a obra artística. O “não dito” e a transcendência da arte literária.

Pasta Compartilhada – Materiais


LPS09

Literatura e Outras Linguagens

Análise das relações dos diferentes textos, verificando o cruzamento de leituras e concebendo o texto literário como um texto/signo, entre muitos outros, da expressão artística na comunidade humana em suas práticas culturais.

Pasta Compartilhada – Materiais


LPS10

Organização do Trabalho Acadêmico

Estudo de fundamentos da Filosofia da Ciência. Etapas para a realização de projetos de pesquisa. Leitura, análise e produção de gêneros acadêmicos. Normas da ABNT para a elaboração de trabalhos acadêmicos.

Pasta Compartilhada – Materiais


LPS11

Literatura e Contestação

A literatura e as estratégias de contestação. Hegemonia, papéis sociais e a intervenção da arte literária. Séculos XX e XXI e a construção de identidades culturais. Percursos narrativos e representações.

Pasta Compartilhada – Materiais


LPS12

Didática do Ensino Superior

Estudo dos aspectos histórico-antropológicos do processo da didática e a finalidade do ensino superior e da docência. Compreensão da inter-relação entre docência, didática e profissionalização docente: formação, competência, habilidade e prática pedagógica do professor de Ensino Superior. Estudo dos procedimentos e ferramentas didáticas do magistério superior. Clima organizacional e dinâmica da sala de aula no Ensino Superior. A aula universitária, planejamento escolar e avaliação.

Pasta Compartilhada – Materiais