O Projeto Pedagógico do Curso de pós-graduação em Linguagem e Práticas Sociais foi aprovado por meio da Resolução nº 60/2018 do Conselho Superior do Instituto Federal de Pernambuco em 28 de dezembro de 2018.
Denominação:
- Especialização em Linguagem e Práticas Sociais
Modalidade:
- Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Atende à Resolução CNE/CES n. 1, de 6 de abril de 2018, e à Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Área de conhecimento:
- Linguística, Letras e Artes (Código 80000002 – Capes)
Forma de oferta:
- Presencial
Local de oferta:
Número de vagas por turma:
- 30 vagas, cuja distribuição observará a Política Institucional de Ações Afirmativas dos Cursos de Pós-Graduação do IFPE, conforme Resolução nº 46/2017 – Conselho Superior (CONSUP), por meio de edital específico.
Carga horária total:
- 420 horas
Duração:
- 18 meses (um ano e meio)
Periodicidade de oferta:
- Bianual
Turnos de funcionamento:
- Dois turnos integrais (manhã e tarde), três sábados por mês
Forma de acesso:
- Processo seletivo, a ser realizado por meio de edital específico
Requisitos para inscrição e matrícula:
- Diploma de graduação em qualquer área do conhecimento ou documento equivalente
Início do Curso:
- 2019.2 (Turma I)
Habilitação/Certificação:
- Ao término do curso, o estudante receberá certificado de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu, obtendo o título de Especialista em Linguagem e Práticas Sociais.
Projeto Pedagógico
Clique AQUI para ter acesso ao Projeto Pedagógico do curso. Os componentes curriculares do curso bem como ementas, bibliografia e programas podem ser visualizados em detalhes neste documento.
Alternativamente, você pode ver cada componente curricular em separado na lista a seguir.
**Observe que o código da disciplina não implica a ordem de oferta. Veja o calendário acadêmico de cada semestre letivo nos posts do site.
LPS01
Leitura: Aspectos e Abordagens
Leitura como prática social. Estratégias cognitivas e metacognitivas da leitura. Habilidades linguísticas constitutivas do processo de leitura. Processamento textual e produção de sentidos.
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LPS02
Fundamentos Teóricos da Linguagem
Estudo dos fundamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos da linguagem e suas abordagens científicas. As concepções de linguagem. Objetos de estudo da linguística: língua, linguagem, texto e discurso como objetos de estudo.
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LPS03
Estudo das relações entre língua e cultura, no que diz respeito à construção de identidades nacionais e regionais, partindo da formação histórica da Língua Brasileira de Sinais (Libras), da língua espanhola e da língua inglesa para suas respectivas particularidades.
Pasta Compartilhada – Materiais*
*Ministrada em 2022.1 pelo docente André Padilha
LPS04
Discussão sobre as principais perspectivas na abordagem do texto/discurso. Reflexão sobre as relações entre texto e contexto. Estudo dos principais mecanismos e estratégias textual-discursivos de produção de efeitos de sentido. Coesão, coerência e referenciação.
Pasta Compartilhada – Materiais
LPS05
Linguagem e argumentação. Perspectiva da argumentação na Nova Retórica. Figuras de retórica. Abordagem da argumentação na língua. Identificação e análise de processos argumentativos em diferentes gêneros textuais. Leitura, análise e produção de gêneros argumentativos.
Pasta Compartilhada – Materiais
LPS06
Panorama das abordagens teórico-metodológicas sobre gêneros textuais/discursivos. Discussão sobre conceitos de gênero. Gêneros e interação social em múltiplos contextos. A pesquisa sobre gêneros no contexto brasileiro. Leitura, análise e produção de gêneros textuais/discursivos.
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LPS07
Linguagem como prática discursiva. Princípios de análise dos discursos. Estudo de práticas discursivas. Discurso e Contexto. Práticas discursivas e sociais. Formação ideológica e Formação Discursiva. Sujeito, Sentido, Memória e Interdiscurso. Autor/autoria.
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LPS08
Contribuições teóricas acerca da leitura literária. Estratégias de leitura embasadas em artifícios linguísticos inscritos no texto. A participação do leitor na construção de sentidos para a obra artística. O “não dito” e a transcendência da arte literária.
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LPS09
Literatura e Outras Linguagens
Análise das relações dos diferentes textos, verificando o cruzamento de leituras e concebendo o texto literário como um texto/signo, entre muitos outros, da expressão artística na comunidade humana em suas práticas culturais.
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LPS10
Organização do Trabalho Acadêmico
Estudo de fundamentos da Filosofia da Ciência. Etapas para a realização de projetos de pesquisa. Leitura, análise e produção de gêneros acadêmicos. Normas da ABNT para a elaboração de trabalhos acadêmicos.
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LPS11
A literatura e as estratégias de contestação. Hegemonia, papéis sociais e a intervenção da arte literária. Séculos XX e XXI e a construção de identidades culturais. Percursos narrativos e representações.
Pasta Compartilhada – Materiais
LPS12
Estudo dos aspectos histórico-antropológicos do processo da didática e a finalidade do ensino superior e da docência. Compreensão da inter-relação entre docência, didática e profissionalização docente: formação, competência, habilidade e prática pedagógica do professor de Ensino Superior. Estudo dos procedimentos e ferramentas didáticas do magistério superior. Clima organizacional e dinâmica da sala de aula no Ensino Superior. A aula universitária, planejamento escolar e avaliação.
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