O GELPS

O Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Sociais (GELPS/IFPE) tem por objetivo desenvolver pesquisas teóricas e aplicadas na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias com vistas a investigação dos fenômenos da linguagem em suas diferentes manifestações, tanto orais quanto escritas.

O GELPS comporta três Linhas de Pesquisa, a saber:

LINHA DE PESQUISA 1: Língua materna, práticas sociais e ensino.

Objetivo: Esta linha congrega investigações relativas à língua materna e oficial predominante no Brasil, isto é, à língua portuguesa em suas modalidades oral e escrita. À luz de diferentes perspectivas teóricas, agregam-se pesquisas que foquem: (i) teoria, descrição e análise linguística; (ii) texto, gênero, discurso e práticas sociais e (iii) ensino de língua portuguesa em diferentes níveis e modalidades da educação, preferencialmente no contexto do ensino básico, técnico e tecnológico.

Palavras-chave: Descrição e análise da língua portuguesa; Língua portuguesa, discurso e práticas sociais; Ensino de língua portuguesa.

LINHA DE PESQUISA 2: Línguas estrangeiras, práticas sociais e ensino.

Objetivo: Essa linha de pesquisa relaciona-se às investigações concernentes ao ensino de língua estrangeira na realidade escolar brasileira. As pesquisas enfocam: (i) teoria de ensino de língua estrangeira; (ii) metodologias de ensino de língua estrangeira; (iv) desenvolvimento das habilidades comunicativas no contexto de ensino de língua estrangeira e (iv) ensino de língua estrangeira em diferentes níveis e modalidades da educação, preferencialmente no contexto do ensino básico, técnico e tecnológico.

Palavras-chave: Língua inglesa; Ensino de língua estrangeira; Metodologia de ensino de língua estrangeira; Texto, gênero e discurso; Habilidades de leitura, escrita, escuta e fala.

LINHA DE PESQUISA 3: Literatura, práticas sociais e ensino.

Objetivo: Investiga-se a leitura literária, enquanto experiência estética e de fruição, considerando-a ainda como atividade social que demanda entrelaçamentos intertextuais e interdiscursivos. Vinculam-se a essa temática: (i) a leitura como reescritura ou entendimento produtivo do texto literário, relacionando-o, inclusive, a outras artes; (ii) a identificação de recursos linguísticos que favorecem a construção de sentidos; (iii) a perspectiva dialógica que abrange a interação entre texto e leitor.

Palavras-chave: Leitura literária; Construção de sentidos; Interação.


As ações contempladas pelo GELPS buscam:

  • Fomentar a participação dos pesquisadores (docentes e estudantes) em eventos acadêmicos da área de Letras (nacionais e internacionais), com apresentação de trabalho.
  • Incentivar a submissão de projetos de pesquisa à Propesq/IFPE e às agências de fomento, com a finalidade de captar bolsas para estudantes vinculados a projetos de pesquisa.
  • Divulgar pesquisas realizadas no âmbito do Grupo, por meio de publicações de resumo e/ou artigos em anais de eventos e periódicos qualificados da área.
  • Organizar livros com resultados de pesquisas desenvolvidas no Campus, visando à sua publicação por meio financiamento do IFPE.
  • Ofertar cursos para a formação de pesquisadores, especialmente no que diz respeito ao seu letramento acadêmico.
  • Organizar eventos acadêmicos no Campus, com vistas à divulgação das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo.
  • Articular as ações de pesquisa com as ações de ensino e extensão.
  • Participar de discussões que se relacionem às questões de pesquisa no Campus, em articulação com a Dpesq/Campus Garanhuns e com a equipe gestora.
  • Manter o site do grupo atualizado, inclusive no que diz respeito às ações que estejam em efetiva execução.
  • Manter encontro semestral para discutir questões atinentes ao Grupo.
  • Divulgar as ações do Grupo, apondo a sua terminologia – GELPS – em todos os produtos que advierem das suas ações, inclusive em articulação com a Assessoria de Comunicação (ASCOM) do Campus.
  • Prospectar a criação de uma revista eletrônica na área de Letras para o IFPE, com sede no Campus Garanhuns.

O espelho do grupo no Diretório de Grupos do CNPq pode ser visualizado clicando aqui.