Programação I SELPS

O I SELPS será realizado de maneira remota por meio da plataforma Google Meet no dia 29 de maio de 2021. Somente discentes da Turma I (2019.2) e docentes autorizados poderão acessar a plataforma. O link de acesso será enviado por e-mail aos participantes inscritos.

A programação abaixo orienta os participantes em relação aos dias e horários de sua apresentação bem como indica os avaliadores participantes de cada trabalho.

DIA 29/05/2021 – Manhã

Participação aberta ao público em geral, limitada a 100 participantes.

Mesa de abertura: 9h

 

  • Diretor Geral do Campus Garanhuns
  • Diretor de Ensino do Campus Garanhuns
  • Coordenador de Pesquisa do Campus Garanhuns
  • Coordenador do curso de especialização em Linguagem e Práticas Sociais
  • Pró-reitor de Pesquisa do IFPE
  • Coordenadora de Pós-Graduação do IFPE
  • Reitor do IFPE

 

Palestra de abertura: 9h30min

 

  • Professora Drª Maria Eduarda Gonçalves Peixoto (UECE)
  • Mediadora: Professora Thaysa Maria Braide
    • Tema: A relevância das dificuldades da prática de pesquisa para a formação acadêmica.
  • Link do Google Meet: https://meet.google.com/dim-pwjh-vim

 

DIA 29/05/2021 – Tarde

 

A partir das 14h.

Participação restrita aos estudantes do curso e avaliadores dos trabalhos.

O link de participação pelo Google Meet será enviado por e-mail aos participantes.

Sessão 1 – 14h – 16h

Coordenação:

Profª Karla Janaina Alexandre e Profª Thaysa Maria Braide de Moraes Cavalcante

Link da sala (Meet) será criado por meio do e-mail institucional (@ garanhuns.ifpe.edu.br) pela profª Karla Janaina e enviado aos participantes dessa sessão por e-mail.

  1. O caso do cancelamento e do linchamento virtual de Yuri Marçal à luz da Análise Crítica do Discurso – Mônica Thais Cordeiro da Silva
  2. No caminho uma cruz, na igreja um credo: um estudo, sob a perspectiva dialógica, entre o discurso dos católicos que constroem as santas cruzes de beira de estrada e o discurso da Igreja Católica – Mabel Sales de Farias Gueiros
  3. A necropolítica sob o olhar da análise do discurso: sujeito, sentido e memória no discurso político – Lucas de Carvalho Cavalcanti
  4. Campanhas publicitárias da cerveja Heineken: análise crítica e multimodal – Gabriella Anchieta Silva Barros

 

Sessão 2 – 14h – 16h

Coordenação:

Prof. André Padilha e Profª Maria Rosane Alves da Costa

Link da sala (Meet) será criado por meio do e-mail institucional (@ garanhuns.ifpe.edu.br) pelo prof. André Padilha e enviado para os participantes dessa sessão por e-mail.

  1. Poemas de Cora Coralina na perspectiva da Análise do Discurso: possíveis efeitos de sentido – José Gleidson Sales Das Chagas
  2. Manifestações da intertextualidade e da interdiscursividade no livro Eva, de William Paul Young – Flávio Ferreira Marques
  3. Interdiscurso e identidade na obra a Hora da estrela de Clarice Lispector – Jussara de Araújo Silva
  4. A produção de textos orais no livro didático de português: uma análise da coleção Se liga na língua (pnld 2020-2023) – anos finais do ensino fundamental – Emerson Morais Raimundo

 

Sessão 3 – 14h – 16h

Coordenação:

Prof. Wagner Lemos e Profª Josimere Maria da Silva

Link da sala (Meet) será criado por meio do e-mail institucional (@ garanhuns.ifpe.edu.br) pelo prof. Wagner Lemos e enviado para os participantes dessa sessão por e-mail.

  1. Linguagem e memória: possibilidades e problematizações a partir do termo “caboclo” – Alexandre Gomes Teixeira Vieira
  2. Acorda, amor! na roda viva do tempo, vence na vida quem diz sim: uma análise das canções do Chico Buarque sob a perspectiva da literatura resistente – Tiago Morais Bezerra
  3. Enola Holmes: a construção da personagem feminina – Jaqueline Lúcio Pimentel
  4. Masculinidades expressas em três letras de canções brasileiras contemporâneas – Jaime de Queiroz Viana Neto

 

Sessão 4 – 14h – 16h

Coordenação:

Prof. Valfrido Nunes e Profª Patrícia Barreto Carvalho

Link da sala (Meet) será criado por meio do e-mail institucional (@ garanhuns.ifpe.edu.br) pelo prof. Valfrido Nunes e enviado para os participantes dessa sessão por e-mail.

  1. Os recursos da retórica e da argumentação na constituição do texto publicitário: uma análise de dois anúncios de mídia impressa – Edilma Carvalho de Souza
  2. Letramento literário: reflexões sobre práticas de leitura e ensino de textos literários nos anos fundamental a partir de projeto de intervenção – Jefferson de Oliveira Silva
  3. O gênero Termo de declarações na comunidade discursiva jurídico-policial: uma análise de cunho sociorretórico – Dinalci de Souza Tenório Ferreira